No livro-calendário do torcedor Vascaíno, hoje é o dia do aviador.

10 de dezembro.

Dia do aviador.

Comissão Pró-Avião Vasco da Gama.


Alguns dos mais lindos gols marcados pelos Vascaínos não aconteceram dentro das quatro linhas. Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, embarcações brasileiras haviam sido atacadas pelos alemães, e o país estava prestes a entrar oficialmente na batalha.

Como a estrutura militar era precária, os cruz-maltinos resolveram ajudar. O presidente Cyro Aranha criou a Comissão Pró-Avião Vasco da Gama, como parte de uma campanha para angariar fundos destinados à doação de uma aeronave à Força Expedicionária Brasileira (FEB).

E antes mesmo que as colaborações começassem, os dirigentes mandaram comprar dois aviões de primeira linha, tamanha a certeza que tinham no sucesso da empreitada.

Eles estavam certos: o dinheiro arrecadado foi mais do que suficiente para fechar a conta, e ainda sobrou uma quantia que seria utilizada mais tarde na construção da Sede Náutica da Lagoa.

Curiosidade: Alguns atletas campeões do remo doaram suas medalhas como forma de participar da “vaquinha”, e até um telescópio foi oferecido em nome do clube.

As aeronaves seguiram para a Europa com a cruz de Malta Vascaína pintada em suas nacelles, e uma delas foi batizada “Almirante Vasco da Gama”.


10/12/1942 - Entrega de dois aviões de guerra à Força Expedicionária Brasileira, comprados com recursos arrecadados pelo clube.


12 visualizações
 

Editora Gorduchinha

Formulário de Inscrição

CNPJ 31.304.472/0001-61

  • Instagram
  • Facebook

©2019 by Editora Gorduchinha. Proudly created with Wix.com