top of page

Hoje é dia de Jair

Jair Rosa Pinto


O craque das pernas finas nascia no dia de hoje para jogar o fino da bola. Dono de um chute mortal de canhota, Jair decidiu muitas partidas para o Vasco. Chegou ao clube junto com Lelé e Isaías, contratados junto ao Madureira, onde formavam o trio “Os Três Patetas”. Foi titular absoluto da meia-esquerda por três temporadas e protagonista nos primeiros títulos do “Expresso da Vitória”. Venceu três Torneios Municipais, dois Relâmpagos e o Campeonato Carioca invicto de 1945. No ano seguinte se transferiu para o arquirrival, onde teve uma passagem conturbada. Sua camisa foi queimada pela torcida rubro- -negra após uma goleada de 5 a 2 imposta pelos Vascaínos, e ele foi praticamente expulso do clube. Seguiu para o Palmeiras e rapidamente se tornou ídolo, assim como no Santos, onde formou naquela que é considerada a melhor linha de frente da história do alvinegro praiano: Dorval, Jair, Pagão, Pelé e Pepe. Na seleção brasileira foi artilheiro na conquista da Copa América de 1949 com nove gols e um dos destaques do escrete vice-campeão na Copa de 1950. Pelo clube cruz-maltino, realizou 71 jogos com 44 vitórias, 18 empates e 9 derrotas, marcando 27 gols. Curiosidade: Depois que faleceu, foi homenageado emprestando seu nome a uma esquina na praça Saens Peña, Tijuca, local que frequentou durante os seus últimos anos de vida. Mais uma: Seu sobrinho, Roberto Pinto, também foi jogador do Vasco e autor do gol do título no Super Super Campeonato de 1958.


1921 - Nasce Jair Rosa Pinto, o atacante Jair. 1926 - Vasco 5x2 Botafogo-RJ, em amistoso. Gols: Russinho (2), Tatu, Pascoal e Bolão. 1999 - Vasco 3x0 Fluminense-RJ, pelo Campeonato Carioca. Gols: Luizão (2) e Felipe. 2001 - Vasco 1x0 Deportivo Tachira (VEN), pela Copa Libertadores da América. Gol: Euller. 2004 - Vasco 2x1 Flamengo-RJ, pelo Campeonato Carioca. Gols: Victor Boleta e Alex Alves. 2012 - Vasco 2x0 Libertad (PAR), pela Copa Libertadores. Gols: Juninho Pernambucano e Alecsandro.


Essa e outras 365 histórias Cruz-Maltinas estão em HOJE É DIA DE VASCO, o livro-calendário do torcedor Vascaíno, disponível em nossa loja online. Tiragem reduzida, garanta já o seu com frete grátis para todo o Brasil.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page