Dia do herói

Roberto Dinamite

No dia de hoje, em 1954, era batizado em Duque de Caxias um bebê chamado Carlos Roberto de Oliveira. Já maiorzinho, ganhou um apelido explosivo e se tornou o maior ídolo da história do Vasco. Roberto é o jogador com o maior número de partidas realizadas pelo clube: 1110. Atravessou as décadas de 1970, 1980 e 1990 fazendo gols, muitos deles decisivos, e de todos os goleadores Vascaínos se tornou o maior. Maior artilheiro do clube, com 708 gols. Do Campeonato Carioca, com 279. Do Campeonato Brasileiro, com 190.

E de São Januário, com 180. É também o quinto maior goleador do futebol mundial em Campeonatos Nacionais de Primeira Divisão, com 470 gols, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (fihef). Foi um exímio cobrador de faltas, a ponto de fazer a galera bater palmas aceleradamente, para aumentar a tensão, enquanto se dirigia para o chute, quase sempre fatal. Por isso e muito mais, sempre que estava em campo a torcida sabia que podia acreditar até o minuto final, porque Dinamite era capaz de tudo. Infelizmente não teve o mesmo sucesso em sua passagem como presidente, de 2008 a 2014. Curiosidade: Ao lado de Pelé e Rogério Ceni, é o único jogador com mais de mil jogos realizados pelo mesmo clube no futebol brasileiro.


Essa e outras 365 histórias Cruz-Maltinas estão em HOJE É DIA DE VASCO, o livro-calendário do torcedor Vascaíno, disponível em nossa loja online. Tiragem reduzida, garanta já o seu com frete grátis para todo o Brasil.





1922 - Nasce Yvonne Lara da Costa, a sambista e ilustre Vascaína Dona Ivone Lara. 1954 - Nasce Carlos Roberto de Oliveira, o ídolo Roberto Dinamite. 1968 - Vasco 3x1 Fluminense-RJ, pelo Campeonato Carioca. Gols: Nei (3). 1997 - Vasco 1x0 Fluminense-RJ, pelo Campeonato Carioca. Gol: Edmundo. 2011 - Vasco 3x0 Náutico-PE, pela Copa do Brasil. Gols: Dedé, Alecsandro e Bernardo.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo