top of page

Dia do herói

Roberto Dinamite

No dia de hoje, em 1954, era batizado em Duque de Caxias um bebê chamado Carlos Roberto de Oliveira. Já maiorzinho, ganhou um apelido explosivo e se tornou o maior ídolo da história do Vasco. Roberto é o jogador com o maior número de partidas realizadas pelo clube: 1110. Atravessou as décadas de 1970, 1980 e 1990 fazendo gols, muitos deles decisivos, e de todos os goleadores Vascaínos se tornou o maior. Maior artilheiro do clube, com 708 gols. Do Campeonato Carioca, com 279. Do Campeonato Brasileiro, com 190.

E de São Januário, com 180. É também o quinto maior goleador do futebol mundial em Campeonatos Nacionais de Primeira Divisão, com 470 gols, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (fihef). Foi um exímio cobrador de faltas, a ponto de fazer a galera bater palmas aceleradamente, para aumentar a tensão, enquanto se dirigia para o chute, quase sempre fatal. Por isso e muito mais, sempre que estava em campo a torcida sabia que podia acreditar até o minuto final, porque Dinamite era capaz de tudo. Infelizmente não teve o mesmo sucesso em sua passagem como presidente, de 2008 a 2014. Curiosidade: Ao lado de Pelé e Rogério Ceni, é o único jogador com mais de mil jogos realizados pelo mesmo clube no futebol brasileiro.


Essa e outras 365 histórias Cruz-Maltinas estão em HOJE É DIA DE VASCO, o livro-calendário do torcedor Vascaíno, disponível em nossa loja online. Tiragem reduzida, garanta já o seu com frete grátis para todo o Brasil.





1922 - Nasce Yvonne Lara da Costa, a sambista e ilustre Vascaína Dona Ivone Lara. 1954 - Nasce Carlos Roberto de Oliveira, o ídolo Roberto Dinamite. 1968 - Vasco 3x1 Fluminense-RJ, pelo Campeonato Carioca. Gols: Nei (3). 1997 - Vasco 1x0 Fluminense-RJ, pelo Campeonato Carioca. Gol: Edmundo. 2011 - Vasco 3x0 Náutico-PE, pela Copa do Brasil. Gols: Dedé, Alecsandro e Bernardo.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page