26 de Janeiro é dia do Animal.

Dia do “Animal”.

Edmundo.

Era uma tarde ensolarada no Maracanã e o time de juniores do Vasco disputava a partida preliminar contra o Botafogo, em 1991. Um garoto desconhecido fez um gol sensacional, arrancando ainda do seu campo e driblando meio time adversário antes de entrar com bola e tudo.

Chamava-se Edmundo, e em pouco tempo já teria vaga cativa no time principal. Sua estreia se deu em 26 de janeiro de 1992, numa vitória por 4 a 1 sobre o Corinthians.

A partir daí, teve ascensão meteórica e logo atraiu o interesse do Palmeiras, que o contratou por uma fortuna para um jogador de tão pouca experiência.

Mas ele regressaria ao clube cruz-maltino, e entre idas e vindas foi e voltou quatro vezes. Além do começo triunfal, seu maior destaque foi em 1997, quando quebrou todos os recordes do Campeonato Brasileiro e praticamente garantiu o tri do Almirante.

Especialista em fazer gols no Flamengo, o “Animal” se tornou o maior artilheiro de uma mesma edição do certame nacional, marcando três vezes na semifinal que eliminou o rival e abriu caminho para o título.

Detalhe: É o terceiro maior goleador da competição, com 153 gols. Curiosidade: Recebeu o apelido de “Animal” do narrador Osmar Santos, impressionado com suas atuações quando defendia o alviverde paulista.


Para saber o que aconteceu em todos os dias do ano, clique aqui e garanta o seu exemplar do livro HOJE É DIA DE VASCO. A edição é limitada e a promoção de lançamento oferece frete grátis para todo o Brasil.


1986 - Vasco 3x1 Seleção da Costa do Marfim, em amistoso. Gols: Romário (2) e Paulo Roberto.

1992 - Vasco 4x1 Corinthians-SP, pelo Campeonato Brasileiro. Estreia de Edmundo no time principal. Gols: Jorge Luís, Sorato e Bebeto (2). 2008 - Vasco 3x0 Mesquita-RJ, pelo Campeonato Carioca. Tiago marcou o primeiro gol de goleiro da história do Vasco, em cobrança de pênalti. Gols: Leandro Bonfim (2) e Tiago.

2014 - Vasco 6x0 Friburguense-RJ, pelo Campeonato Carioca. Gols: Edmilson (2), Marlon, Montoya, Rafael Vaz e William Barbio.




9 visualizações

Editora Gorduchinha

CNPJ 31.304.472/0001-61

©2019 by Editora Gorduchinha. Proudly created with Wix.com