Editora Gorduchinha

CNPJ 31.304.472/0001-61

©2019 by Editora Gorduchinha. Proudly created with Wix.com

16 de Janeiro. Dia do faixa preta.

Uniforme branco com a faixa diagonal preta.

Na data de hoje, em 1938, o Vasco utilizava pela primeira vez aquele que iria se tornar o seu uniforme principal, a camisa branca com a faixa diagonal preta.

A estreia foi em grande estilo, com vitória de quatro gols sobre o Bonsucesso. Alinhado com a roupa do remo, mas com as cores invertidas, o novo estilo substituiu a lendária camisa negra apenas por um dia.

Após a partida, foi deixado de lado para só aparecer novamente anos mais tarde. O registro de 1938 derruba o mito de que esse uniforme teria surgido a partir de uma sugestão do técnico uruguaio Ondino Viera, que só chegou ao Vasco quatro anos depois.

Não há comprovação de que o design tenha sido inspirado no do River Plate (ARG), mas, de fato, o Vasco contou com vários atletas argentinos em seu elenco naquela década.

Curiosidade: A camisa branca foi originalmente pensada para facilitar a visualização dos jogadores nas partidas noturnas, uma vez que a maioria dos estádios carecia de iluminação.


Para saber o que aconteceu em todos os dias do ano, clique aqui e garanta o seu exemplar do livro HOJE É DIA DE VASCO. A edição é limitada e a promoção de lançamento oferece frete grátis para todo o Brasil.



10 views