1 de Janeiro é dia de Vasco.

1 JANEIRO

Dia da cruz vermelha.

“Vamos todos cantar de coração, a cruz de Malta é o meu pendão.”

Talvez exista uma maneira melhor de começar o ano do que cantando o hino do Vasco, mas eu sinceramente desconheço. Porque só de ouvir a primeira estrofe, já é de arrepiar.

A cruz de Malta é o símbolo sagrado da fé Vascaína. Está presente em toda a indumentária do clube desde a fundação.

Ao longo do tempo, passou por algumas adaptações. Nos primórdios, era usada reta e posicionada no centro da camisa.

Posteriormente, foi deslocada para a parte superior do peito esquerdo, de onde nunca mais saiu. Em um momento, assumiu as formas da cruz da Ordem de Cristo e em outro foi girada na perpendicular, como um X.

Seu poder transcende as fronteiras do cristianismo, onde se originou. Para milhões e milhões de fiéis, Vasco da Gama é que é religião.

No dia de hoje, em 1920, nascia Alfredo II, um dos símbolos dessa devoção. Sua história e a de outros deuses do panteão cruz-maltino serão o assunto dos próximos dias.


1920 - Nasce Alfredo Ramos dos Santos, o zagueiro, meia, atacante e certa feita até goleiro, Alfredo II. Foi um dos jogadores símbolos do Vasco, e participou de todos os títulos do “Expresso da Vitória”.

1969 - Nasce Paulo Sérgio Rosa, o atacante Viola. Fez parte de um dos elencos mais fortes de todos os tempos e marcou sua passagem com o título da Copa Mercosul, em 2000.


Para saber o que aconteceu em todos os dias do ano, clique aqui e garanta o seu exemplar do livro HOJE É DIA DE VASCO. A edição é limitada e a promoção de lançamento oferece frete grátis para todo o Brasil.



0 visualização
 

Editora Gorduchinha

CNPJ 31.304.472/0001-61

©2019 by Editora Gorduchinha. Proudly created with Wix.com